culinária

feijoada caseira

outubro 9, 2009

feijoada

Sabe quando bate aquela vontade de comer uma feijoada? Hoje to com essa vontade, e a sorte é que na maioria dos restaurantes esse é o prato principal nas sextas-feiras. Só que eu não consigo comer aquelas carnes todas que vem na feijoada (pé, orelha, etc.). Fui em busca de uma receita que não tivesse aquela overdose de carnes, e essa aí parece ser bem fácil.

Dica: Para que a feijoada fique mais light, coloque uma laranja inteira e não descascada dentro da panela quando for colocar o feijão no fogo. A laranja absorve boa parte da gordura e quando for tirá-la do feijão, comprove essa dica cortando ao meio. ;-)

Ingredientes:

1 Kg de feijão preto
500g de lombo de porco
500g de toucinho defumado magro
500g costelinha salgada magra
500g de linguiça calabresa
500g de paio
500g de carne seca
4 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho picado
1 cebola grnade picada
4 folhas de louro
sal à gosto

Verifique se o feijão está sem pedrinhas ou grãos ruins, lave e deixe de molho em água de véspera. As carnes que são salgadas deixe também de molho em água de véspera trocando a água de vez em quando para tirar o sal. No dia que for fazer a feijoada, coloque numa panela de pressão grande o feijão, a linguiça e o toucinho defumado para cozinhar junto.

Em outra panela coloque o restante das carnes, sendo que as carnes salgadas sejam aferventadas antes do cozimento com as outras carnes. O feijão cozinha em aproximadamente em 30 minutos e as carnes também. Depois de tudo já cozido faça a parte a fritura dos temperos, o óleo, cebola, alho e o louro e em seguida jogue no feijão com as carnes e deixe ferver até engrossar o caldo. Sirva depois as carnes separadas em outra travessa. Faça o acompanhamento com arroz branco, couve, farofa e um molhinho de tomate, cebola e salsinha colocando uma concha do caldo de feijão e temperando.

Receita: http://www.bomgarfo.com
Foto: http://sedeieqblumenau.wordpress.com

Você também poderá gostar

4 comentários

  • Reply Nanda outubro 9, 2009 at 11:41 am
    Hum….me deu água na boca a foto…ai q vontade de comer uma feijoadinha…até q cai super bem hj…maaaas…não sou “chique” igual vc…sou da “plebe rude” (marmiteira)….sacou? hehehehehe
    bjs
  • Reply Má Abreu outubro 9, 2009 at 4:20 pm
    Olá! Adoro o blog de vcs, gurias!! Continuem sempre nos dando ótimas dicas!! Beijos. Má Abreu
  • Reply ALESSANDRA março 14, 2011 at 11:54 am
    Vou tentar fazê-la hoje. Nunca fiz feijoada, mas estou grávida e morrendoooooo de vontade de comer mtooooooo!!!!!!! Bjos.
  • Reply Paty Gidi novembro 28, 2012 at 4:16 am
    Adoro comer feijoada na casa dos outros…quando rolar uma aí me chama!! :)

    bjooos

  • Comente!