Luminária de barbante

luminaria_barbante1
Vi essa luminária num blog lindo de uma xará minha, a Carol Hoffmann do Amenidades do Design. Adorei a ideia e resolvi postar pra vocês, com o passo-a-passo, ok?

Material necessário:

. 1 balão grande
. 2 rolos de barbante ou lã ou sisal (essa luminária da foto foi feita com lã) na cor que preferir.
. Vaselina
. Caneta marcadora de cd
. Cola branca

Dependendo do tamanho da luminária que você quer fazer, grande (tipo que enche de guloseimas e estoura depois) igual a esse da foto, ou se for uma luminária menos, um balão tamanho normal já resolve. Encha o balão no tamanho desejável e besunte ele todo com uma camada e vaselina. Faça uma marcação com 2 cm de distância do nó que você deu no balão. Amarre um pedaço de barbante e deixe sobrar 2 pontas, e agora utilize essas pontas para pendurá-lo em algum lugar e mãos à obra!

Coloque a cola branca num recipente que depois você possa jogar fora e dê um jeito de desenrolar o rolo de lã, sem embolar ou fazer nó. Mergulhe essa linha toda na cola e vá enrolando ao redor do balão, em direções verticais e horizontais. Vá montando a sua trama de acordo com a foto de exemplo e se certifique de deixar aquele pedaço que ficou marcado sem barbante, porque é por ali que a lâmpada entrará. Deixe secar por 24 horas ou mais se sentir que ainda está úmido. Depois é só estourar o balão e colocar o bocal + lâmpada e enfeitar a sua casa!

Eu juro que fiquei muito tentada em fazer pra iluminar meu quarto e servir de luz de cabeçeira, mas eu tenho que esperar a minha casa entrar em obra e só depois testar pra ver se dá certo. Se alguém tentar fazer, comenta aqui, ok?

luminaria_barbante2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


74 comentários

Comente também
  1. Carol
    Meninas,

    Realmente esse detalhe ficou faltando, pq eu tbm não consegui ver nas fotos do passo-a-passo. Mas acho que com criatividade dá pra inventar alguma coisa. Eu tive a ideia de colocar um suporte aramado parecido com esse que vi na Casa e Construção. Só que a cúpula nõ entraria pelo buraco, então eu faria algo redondo mas aramado, vazado no meio, entenderam?

    http://www.cec.com.br/Ecommerce/Produtos/DetalheProduto.aspx?PagId=ETECNLWM&div=DMDFSQRLTJ&dep=GPDJRQWITN&pro=DKJKNRVHSJ

    Fica aberto a discussão para quem tiver ideia melhor, ok?

    bjos,
    Carol – dasgurias.com

  2. adriano
    bom eu tenho uma desa no minha casa eo bocal mais a lampada vcs coloca dentro da luminarias pelo buraco grande e faz um pequeno buraco na pate de baixo da luminaria ou seja esse buraco grande que fica vai ficar parte de baixo da luminaria
    e a sim se a lampada queimar vc tem ele pra trocar a lampada sem fazer muito esforço
    • Elzinha
      Depois que o barbante é passado por todo o balão, depois da secagem, a própria pessoa estoura o balão, depois disso põe o bocal.
  3. Geovanna
    Também queria saber como prende a lâmpada nessa luminária. Ela é linda e fiquei doida pra fazer. Só tirando a duvida de Luciana, que postou aki, o balão nao fica, quando tá seco, depois de 24h, vc estoura o balão. fica so a armação.
  4. Kenia
    Gente, uma dúvida, eu fiz mas depois que estourei o balão a cola ficou nos buraquinhos, tipo uma casquinha de cola, não ficou vazado entre os fios e sim com a camada fina de cola e isso não ficou bonito… será pq deu isso? (não usei a vaselina será )
  5. Kenia
    Gente, uma dúvida, eu fiz mas depois que estourei o balão a cola ficou nos buraquinhos, tipo uma casquinha de cola, não ficou vazado entre os fios e sim com a camada fina de cola e isso não ficou bonito… será pq deu isso? (não usei a vaselina será que foi por causa disso? qual a função dela neste caso?)
  6. bruna
    Oi, Kenia,
    A vaselina é para justamente para o barbante não grudar na bola, ficar “escorregadia” sobre ela. Assim, quando estourar, fica parecendo que a bola nunca esteve ali dentro. Deve ser por isso que não ficou legal pra você.
    Adorei esse blog e essa dica da luminária fará um estilo bem legal no meu quarto.
    Bjss a todas e todos!
  7. Bruna
    Bom, eu fiz essa luminária em um trabalho de escola e um amigo me ajudou, ficou maravilhoso, minha tia comprou casa nova e queria decorar a sala dela com essa luminária e pediu para mim fazer, é super fácil e fica lindo, pode fazer que da certo eu ja fiz duas vezes. APENAS RECOMENDO QUE: NO LUGAR DE MERGULHAR O BARBANTE TODO NA COLA, PASSE COLA PARTE POR PARTE QUE FOR ENROLANDO NO BARBANTE, É MAIS FÁCIL E EVITA AQUELA MELAÇÃO TODA. bjs :*
  8. lidi
    boa noite, guria tentei fazer essa luminaria que eu achei o maximo e nao deu certo. Primeiro a cola escorreu toda fez uma meleca, usei o barbante n8 demorou 4 dias para secar e quando seco furei o balao e repuxou o trabalho e desmoronou tudo. fiquei bem decepcionada! pois estava empolgada. Alguma dica???
  9. janaina
    meninas, socorro…
    tentei fazer hj esta luminária, estou trsite, deu errado!
    .
    não tinha vaselina eu passei óleo mineral. não fou suficiente prea untar, a cola grudou no balão, e quando fui furar o balão, a luminária murchou junto com o balçao, ou seja, fail!!!
    .
    me ajudem, tenho dúvidas:

    1) quanto tempo é necessário para a secagem?

    2) da próxima vez usarei vaselina mesmo, porém eu usei cola transparente (de isopor) no lugar da brancA. será q isso tb interferiu? ajudem-me! beijo!

  10. Joana
    oiee! vi seu site hoje e praticamente “amei s2″. Eu vou mudar de casa no fim do ano e preciso de ajuda para decorar meu quarto. é o meu primeiro quarto sozinha! *-* e é logico que eu vou fazer essa luminária! 1000beijos
  11. Roberta
    Eu fiz e ficou linda d+++++, coloquei o bocal de luz e ficou lindo. O bocal vem com um terminalzinho que encaixa o fio e eu colei ele com cola quante, ficou perfeito
  12. Helena
    Ai me ajudem!!!…já é a segunda que eu faço e não da certo. Ela fica mole!..Na primeira vez achei que era pq diluí muito a cola ..mas estou fazendo outra agora com bastante cola…ela não terminou de secar totalmente mas já da pra ver que vai ficar mole do mesmo jeito ;/ …muito estranho…estou fazendo todos os passos menos o de colocar a vaselina …mas isso não interfere no não endurecer apenas no deslizamento certo?!..gastei meio tubo de cola cascorez e nada.

    Heeeelp, plis!!

  13. Elis
    Olá ! fiz a luminária e usei lã mas murchou a sorte é que eu desamarrei o balão em vez de estourar daí enchi de novo…será o tipo de fio que usei ? ele não contém algodão e a cola é própria para artesanato super colante então acho que deve ser o fio..
    me ajude…
  14. Fabiana
    Maravilhoso! Sempre quis saber como se fazia essa luminária. Vou me mudar daqui um tempo pra um ap com meu namorado e pretendo fazer uma dessa pra decorar minha sala.
    Adorei o blog!!!
  15. thaynara
    quero saber como fazer para colocar a lampada e o buraco de 2 cm que voce falou que teria que marca na foto parece que ele ta todo com barbante me explica melhor e como colocar a lampada.
  16. Alexandra
    Tenho visto que muitas tentaram fazer a luminaria e o fato de algumas terem murchado é por não terem esperado o tempo suficiente de secagem….. Já usei essa tecnica mas nao para luminarias e sim para fazer ovos de páscoa. beijinhos
    • Patricia
      Oi Alexandra, não é que a pessoa estoura o balão pra tirar antes de secar. O próprio balão estoura ou murcha sozinho e a luminária vai junto, entende? Posso dizer, pq já estou na quarta tentativa! A primeira ficou cola nos buraquinhos, como da colega de um comentário anterior; na segunda o balão murchou durante a secagem e desmoronou tudo; na terceira estourou, e agora estou tentando de novo… já troquei de fio, de tamanho e tipo de balão, nada dá certo. Só não passei vaselina, pq acabei de ver essa dica e já tinha feito; vou tentar com isso e vamos ver!
      beijinhos
      • iolita
        eu fiz com balao nao deu certo e ai eu fiz com uma bola plastica depois de seca e so esvasiar a bola e reutilizar novamente..secar com o secador de cabelo e mais rapido..deu certo
  17. Regilene
    Por favor ammmeii essa criatividade.. vou fazer, porém como pendurar? eis a questão. vi que muitas pessoas tbm tem essas mesma duvida por favor revele-a ou se alguem tiver alguma ideia poste para mim.
  18. sheila
    A duvida acima,
    A cola branca deve ser diluida com água (torneira).
    Fica bem líquida mesmo.
    Faço sempre para presentear, luminárias de mesa.
    Bjs
  19. Diego
    Olá eu tentei fazer essa luminária , a minha ficou totalmente dura porém ficou colas entre os buraquinhos ai criou um aspecto indesejável de vidro. passei cola branca tipo cascorez , mergulhei direto o barbante na cola eu não usei vaselina;
    Queria saber como faço para fazer essa luminária sem ficar cola no buraquinhos tipo esse aspecto indesejável de vidro ?
    Aguardo resposta
    obrigado
  20. leila barreto
    Tentei fazer não deu certo :( o barbante agarrou todo na bola…. ai quando esvazia a bola ele vai junto ele não ficou armado sabe… como deveria… não sei onde errei fiz exatamente igual como estava no passo a passo. fiquei triste… e gastei uma grana atoa. abraços.
  21. eunice
    regilene, eu ainda não fiz esta iluminária de barbante mas uma amiga que ja fez disse que a gente tem que misturar umas 4 colheres de maisena na cola, ela vai ficar um mingau grosso para mergulhar o barbante, ou passar com pincel aos poucos, tente.
  22. vera
    A partir dessa técnica, vc pode elaborar os mais diversos tipos de acessórios para decoração, basta ter um molde. Eu fiz um porta-colares, imitando o tronco de um manequim e tendo como molde um vidro de um lustras móvel. Ficou show!
  23. ivanete lima
    eu fiz essa luminária e ficou ótima .usei cola para bisquit.e misturei um pouco não usei vaselina .e sei bola daquelas que vendem baratinha.tipo bola de parquinho..pois com a bola é so tirar o pino ,e você pode usar varias vezes a mesma bola e adorei ficou ótima e já estou ate vendendo

O que você acha?